PESQUISE EM NOSSA BIBLIOTECA

terça-feira, 21 de outubro de 2008

O CAVALO DO PRINCÍPE!

Paulo Ventura

 

  •  
  • A maior parte dos membros de nossas igrejas é constituída de mulheres. Por isso observamos o comportamento feminino diante de crises e adversidades cotidianas.
    Algumas são tremendas heroínas e fazem jus a medalhas pela sua aptidão em reverter situações, que a princípio parecem insolúveis.
    Dentro do casamento, que segundo a minha opinião, é o maior reduto de conflitos vividos por uma mulher em sua vida, é onde se manifesta seu caráter de vencedora. Ali ela lida com maridos que não as compreendem e com filhos que discutem e disputam seus espaços no seio da família.
    No extenso rol de mulheres da Bíblia, há uma com uma história interessante. Trata-se de Abigail. Este nome significa "pai da alegria". Ela se casou com um homem chamado Nabal. Este nome significa "insensato".
    “Nabal era o nome deste homem, e Abigail, o de sua mulher; esta era sensata e formosa, porém o homem era duro e maligno em todo o seu trato. Era ele da casa de Calebe.” (I Sm 25:3)
    A “sensata e formosa” casou com o “duro e maligno”! Apesar de tolo o “duro e maligno” era rico e possuía cerca de três mil ovelhas e mil cabras e muitas terras. Às vezes os estúpidos também prosperam. Foi o caso deste.
    Um dia Davi enviou alguns homens a falar como o “duro e maligno” a fim de solicitar aprovisionamento para ele e sua tropa de seiscentos varões.
    Ora veja o que aconteceu: O “duro e maligno” negou a petição. Logo pra quem o bobo foi negar! Ele até disse que nem conhecia este tal de Davi. Se conhecesse, ele teria pensado duas vezes antes de dizer não.
    Parece que Davi não estava num de seus melhores dias e decidiu arrasar o “duro e maligno” e tomar tudo o que ele possuía.
    Neste momento, justo neste momento, entra em cena a heroína desta história. A “sensata e formosa” Abigail. A solucionadora de conflitos. A virtuosa e bela Abigail. Que mulher extraordinária! Foi um empregadinho da fazenda que lhe informou sobre a tragédia que iria se abater sobre todos.
    Uso a palavra tragédia, porque enfrentar Davi, irado, com mais seiscentos homens valentes, lutadores corajosos e que topavam qualquer parada por Davi, só podia ser uma tragédia.
    Davi se rendeu a atitude da “sensata e formosa” e se encantou com sua beleza acrescentando um adjetivo aos dois que ela já possuía: bendita!
    Vá à Bíblia e leia o restante da historia. Você vai se emocionar com o final. Como esta “sensata, formosa e bendita” mulher “enfrentou” Davi e quatrocentos homens levando como “arma”:
    “... duzentos pães,
    dois odres de vinho,
    cinco ovelhas preparadas,
    cinco medidas de trigo tostado,
    cem cachos de passas
    e duzentas pastas de figos...” (1 Sm 25:18)
    E, além da comida levou também sua sensatez, formosura, prudência, coragem e sensibilidade aliadas a uma atitude de humildade, muito peculiar às verdadeiras heroínas.
    Grande mulher, essa tal de Abigail. É um extraordinário exemplo de esposa e mãe! Apesar de não ser amada pelo “duro e maligno” lutou pelo seu casamento para preservar a família que Deus havia lhe confiado.
    Ao longo do meu ministério conheci muitas mulheres que agiam assim. Verdadeiras heroínas, cuja grande virtude era saber chorar sem fazer barulho.
    Escrevi este texto para você, irmã corajosa que sabe lidar com os conflitos sem perder a sensatez e a formosura. Que aprendeu a sorrir por fora, enquanto chora por dentro!
    Lamento que por vezes. Os homens perderam a sensibilidade de príncipes, para se tornarem “duros e malignos”.
    Algumas dessas irmãs subiram ao altar do matrimônio imaginando que estavam casando com o príncipe.
    Durante o dia a dia do casamento, se dão conta de que na verdade, casaram com o cavalo do príncipe. E não foi o “cavalo branco”.
    Foi o “cavalo selvagem”!

3 Comentários

Wagner Cipriano Comentário de Wagner Cipriano em 7 August 2008 às 22:52
Passei aqui, irmão Paulo, para te saudar.
Li a mensagem, muito edificante para nossas irmãs em todas as igrejas evangélicas.
Aliás, nota-se, inclusive, um número muito superior de mulheres dentro de nossas igrejas. Elas sempre são mais sensatas e coração sensível à voz da Palavra de Deus.
Que Deus abençoe nossas irmãs em Cristo, em todo o mundo.
Ao irmão um forte abraço em Cristo, de seu conservo e irmão
Pr. Wagner Cipriano
culturaevangelica@gmail.com
ERENILDES Comentário de ERENILDES
Graça e Paz Irmão Paulo!
Que linda mensagem e edificante,gloria a Deus pela sua vida,Ministerio e Familia, Que Deus continue a te usar como instrumento de benção, para falar com homens e mulheres de nossas igrejas.Estarei orando. Prª Erenildes.
Wagner Cipriano Comentário de Wagner Cipriano
A paz do Senhor Jesus Cristo seja contigo, meu ir. e Ap. Paulo. Voltei aqui para dizer-lhe isso: lembrei-me de que muitos "nabais" são "cavalo do príncipe deste século", ou seja, de satanás. Quantos homens são duros e malignos porque estão montados pelo príncipe das trevas. São cavalos montados e conduzidos pelo diabo. Ser "cavalo do príncipe" das trevas é ser nabal (do hebraico= louco). É por isso que vemos tanta loucura em nossos dias. Milhões se tornando meros cavalos do poder das trevas. Podiam ser homens e mulheres de Deus, conduzidos pelo Espírito Santo. Como a escolha é pessoal, nem todos serão como Davi ou como Abigail.
Do irmão em Cristo,
Pr. Wagner Cipriano
Cultura Evangélica

Nenhum comentário: